Levar mais longe o Avante!<br>é tarefa de todos os comunistas

Avante! A poucos dias do fim da campanha nacional de divulgação do Avante!, muito pode e deve ainda ser feito para assegurar que o órgão central do PCP chega cada vez mais longe e a cada vez mais leitores.

É necessário elaborar listas de potenciais leitores do Avante!

Image 22454

O XX Congresso do PCP definiu a imprensa partidária como sendo de «grande relevância na ligação do Partido às massas, meio de contacto com os seus militantes, simpatizantes e outros democratas, e factor de alargamento da sua influência e prestígio» e considerou a sua promoção e difusão como uma «tarefa essencial em todas as organizações». Realizado em plena campanha de difusão do Avante!, lançada no início do ano passado, durante as comemorações do 85.º aniversário do jornal, o Congresso atribuía-lhe um «papel fundamental na informação e no esclarecimento político e ideológico, numa situação em que o capital domina a maioria dos órgãos de comunicação social que assim servem os seus interesses».

O aumento da difusão do Avante!, decidiu ainda o órgão máximo do Partido, exigia a tomada de medidas, entre as quais sobressaíam a responsabilização de mais quadros pela sua distribuição, a criação de comissões nas organizações, a abertura de novos pontos de recepção e distribuição da imprensa e o estímulo à realização de bancas e acções de venda pública. O alargamento do número de compradores e leitores regulares era – e é – o objectivo central de toda esta acção.

Durante a campanha, as organizações do Partido empenharam-se em levar por diante as medidas definidas, aplicando-as criativamente às suas realidades concretas, contando para isso com militantes dedicados e conscientes da importância decisiva desta tarefa partidária. O resultado é um já considerável e visível aumento da venda do Avante!, com todas as implicações positivas que daí decorrem para a intervenção do Partido e para o seu prestígio junto de amplas camadas do povo.

Insistir e avançar

As medidas decididas pelo Congresso, que no essencial estavam já em concretização no âmbito da campanha de divulgação, são para continuar a implementar nos próximos anos, pois a difusão da imprensa partidária constitui uma preocupação permanente das organizações do Partido.

Mas no imediato, e até ao fim da campanha, duas linhas de acção ganham especial preponderância, pelo que podem contribuir para o cumprimento dos objectivos definidos para cada uma das organizações: o alargamento do número de quadros responsáveis pela difusão da imprensa junto dos militantes e simpatizantes do Partido, nas empresas e locais de trabalho, nas freguesias, aldeias e bairros; e a elaboração de listas de potenciais futuros leitores, definindo no imediato quem fica encarregado de cada um dos contactos e estabelecendo-os da forma mais célere possível.

Para além de todos os membros do Partido que ainda não adquirem regularmente o Avante!, e desde logo os novos militantes, estas listas devem incluir os que, nos sindicatos e comissões de trabalhadores, comissões de utentes e autarquias, todos os dias trabalham com os comunistas em defesa dos direitos dos trabalhadores e das populações.

Às organizações do Partido, tenham ou não atingido os objectivos propostos para a campanha, está colocado o desafio de irem o mais longe possível na difusão do Avante!, não desperdiçando qualquer possibilidade que ainda exista para levar mais longe o órgão central do PCP e, com ele, as análises, as perspectivas, o projecto e o Programa dos comunistas portugueses.




Mais artigos de: PCP

PCP não abdica<br>da justiça para quem trabalhou

REFORMA Quem descontou 40 ou mais anos deve poder reformar-se sem qualquer penalização. Disto o PCP não abdica, sublinhou Jerónimo de Sousa numencontro comtrabalhadores com longas carreiras contributiva, segunda-feira, 27, no Barreiro.

Grande almoço no Seixal<br>festeja 96 anos do PCP

As comemorações do 96.º aniversário do PCP, que prosseguem em todo o País, tiveram esta semana um ponto alto no almoço realizado, domingo, no Pavilhão da Siderurgia Nacional, no Seixal, com a presença de Jerónimo de Sousa. Largas...

Encontro Nacional do PCP

No dia 8 de Abril, a Aula Magna da Universidade de Lisboa acolhe um Encontro Nacional do PCP sobre as eleições autárquicas. A iniciativa tem como lema «Trabalho, honestidade e competência. Confiança numa vida melhor!».

Inventados duelos

A seis meses das eleições autárquicas, o esquema de cobertura mediática parece estar montado. Os critérios editoriais dos media já começam a alinhar-se e surge de novo, como em todas as eleições, a definição dos «duelos» que...